terça-feira, 1 de dezembro de 2009

GENTE DE TEATRO

HOMENAGEM A CHICO DE ASSIS





Chico de Assis completa 76 anos. Receberá amigos e admiradores de seu apostolado pela dramaturgia, a boa e velha dramaturgia, dia 9 de dezembro, na Cantina Piolim, (rua Augusta, 311), a partir das 20h30.

Chico de Assis é um sábio. De teatro, conhece tudo. E mais: usa esse conhecimento para ensinar. Só isso já o torna um homem mais do que especial. Porque ensinar exige a humildade da renúncia de criar. Ensinar esgota. O mestre esvai-se física, emocional e criativamente pelo aluno. Seca. Por isso, o apostolado a que me referi acima.

Chico costuma terminar suas palestras com as seguintes palavras que, meio canhestramente, tendo reproduzir:


“Quando você chegar em casa, olhe-se bem no espelho. Contemple essa maravilha que é o ser humano. Depois observe atentamente as suas mãos, com o polegar opositor. E vá para o seu quarto. Mas, não adormeça na mediocridade de seu quarto, de sua cama. Adormeça no Universo, entre milhares de galáxias e estrelas. E pense que o Sol, o centro de nosso sistema, um dia vai-se apagar, daqui a milhares ou milhões de anos, talvez. E sonhe que, nesse dia em que o Sol desaparecerá, o homem estará pronto para ocupar outros planetas, com outros sóis. E então, chegará o dia em que todos abandonarão para sempre a Terra. E nesse dia, haverá uma grande festa nos céus, de despedida. Com espaçonaves cruzando os espaços, para um espetáculo derradeiro, a ser transmitido para todos os homens. E pense que esse espetáculo será uma peça de teatro. E essa peça de teatro será HAMLET. Porque, até daqui a muitos milhares ou milhões de anos, o homem ainda não terá compreendido totalmente todo o mistério que ó o próprio homem, retratado pelo teatro desse gênio, que é Shakespeare.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário