terça-feira, 15 de setembro de 2009

PRIMEIRAS PALAVRAS




(Bertold Brecht)


Nem tudo o que se passa no palco é teatro.


Porque teatro é, fundamentalmente, ação.



Às vezes, assistimos a espetáculos com atores falando, movimentando-se, gesticulando. E o texto pode até ser muito bom. Engraçado. Interessante. Poético. Filosófico.



No entanto, não é, necessariamente, teatro. Por quê?



Teatro pressupõe ação, ou seja, personagens que agem, através de atores, que lhes dão vida. E essa ação acontece naquele momento, diante de nós, no palco. Não é contada ou narrada. Acontece ali, aos nossos olhos.



E mais: há uma idéia central (aquilo que o autor quer comunicar à platéia, sua weltanshauung, sua visão de mundo) conduzida por uma ação central representada por um protagonista.



Esse protagonista tem uma vontade e essa vontade encontra um obstáculo – o que gera conflito.



Sem conflito, não há drama.



Mesmo na comédia. Porque comédia também é drama, com algumas pequenas leis próprias, mas essencialmente com a mesma estrutura.



O protagonista tem um antagonista (que pode, até, ser ele próprio,como em Édipo). E é a personagem que, na trama, entre muitos (ou não) que pode haver no enredo, aquele que mais muda de qualidade, ou seja, mais se modifica, mais se mostra.



Há muitos outros elementos no drama. E mesmo os que abordamos aqui, fizemo-lo de forma superficial. Mas vamos discuti-los todos, neste espaço. Em texto teóricos ou de crítica.



Porque, se vamos falar de teatro, vamos analisar peças que lemos ou ouvimos e espetáculos a que assistimos. E a nossa crítica, aqui, neste espaço, mesmo a de nossos colaboradores (que esperamos tê-los!) será sempre a crítica construtiva.



Porque respeitaremos o trabalho alheio, de diretores, atores, iluminadores, maquiadores, produtores etc. Sabemos quão árdua é a tarefa de levar um espetáculo ao palco ou, mesmo, de escrever um texto.



Podemos apontar equívocos, sob o nosso ponto de vista, quando necessário. Mas, se um espetáculo ou texto forem realmente lamentáveis, preferiremos o silêncio a detratá-lo.



Portanto, amigos do teatro: tenham aqui um espaço de respeito, mas também de debate de idéias e de aprofundamento de conceitos de dramaturgia.



E uma observação final: alunos que fomos de CHICO DE ASSIS, ao mestre agradecemos e dedicamos este espaço.


(Chico de Assis)

Um comentário:

  1. Olá, Isaías
    Foi muito bom vc ter aberto esse espaço, principalmente, para mim, que fui deserdada do Arena, não por vontade própria. bjus Eliana

    ResponderExcluir