sábado, 19 de setembro de 2009

ELIANA IGLÉSIAS ESCREVEU:






"NOS CAMPOS DE PIRATININGA" 

DE RENATA PALLOTTINI E GRAÇA BERMAN






Trata-se de um espetáculo musical, bem humorado, que conta a história do futebol em São Paulo desde o início do século passado até o presente.


Eu havia assistido à montagem anterior no Maria Dela Costa. As autoras conseguem com o texto interessar uma platéia de aficcionados ou não, ao futebol. Contam como surgiram os primeiros times de futebol na nossa São Paulo.


Um grupo de 11 atores dá conta de uma missão nada fácil, sendo que todos eles cantam, dançam e interpretam, como tem que ser um musical. Como no Brasil não temos escola para isso, ficam aqui meus cumprimentos e respeito, para quem consiga montar um musical, nos dias de hoje, no Brasil. Destaque para Eduardo Silva, grande comediante, que é o fio condutor de todo o espetáculo e que é a graça da peça.


Todas as quintas-feiras, o grupo leva a debate, o tema futebol, com depoimento ao vivo de futebolistas convidados, o que é muito interessante, mesmo para quem não conheça futebol. Essa é a terceira vez que assisto ao espetáculo. Achei mais ágil, dinâmico, a única ressalva é que poderia ser um pouco mais breve. Existem nomes na história do futebol, creio eu, desnecessários serem citados, porque isso só alonga o espetáculo, ficando por vezes no narrado de datas e acontecimentos e isso logo é esquecido pela platéia, e em nada contribui para o bom entendimento da peça. Porque, o que aprendemos durante todos esses anos, é que teatro tem que ser encenado naquele momento, naquele lugar, sem contar uma historinha. Teatro é Ação presente de Cena. Não pode se amarrar no narrado, que assim você estará afastando a atenção da platéia. Se você quer alinhavar fatos passados no decorrer de quase um século, trazê-los para o presente, você tem que amarrá-los bem em ações presentes, que estejam acontecendo ali, naquele instante, para que o público sinta-se próximo ao tema em questão do espetáculo. Principalmente, futebol como é o caso dessa peça, cuja história e nomes são desconhecidos por muitos, meu caso por exemplo.


Mas, por outro lado, devemos nos concentrar no esforço dos atores, autores, direção, para brindar a platéia com o melhor deles próprios. Nesse sentido toda a equipe atingiu sua meta. Revelaram uma meticulosa pesquisa do tema. O público se divertiu, participou, e em muitos momentos aplaudiu em cena aberta. Valeu o esforço!


Parabéns a todos!




(Eliana Iglésias é escritora, dramaturga e atriz).




SERVIÇO:


· NOS CAMPOS DE PIRATININGA
· Texto - Renata Pallottini e Graça Berman

· Direção Geral – Imara Reis

· Diretor Assistente – Augusto Marin

· Produção – Graça Berman ,Wilma de Souza , Décio Pinto e Paulo Del Castro .

· Elenco: Eduardo Silva, Graça Berman, Wilma de Souza, Décio Pinto, André Persant, Gira de Oliveira, Murilo Inforsato, Nívio Diegues, Rodrigo Dorado, Sônia Andrade e Valéria Simeão

· Administração – Fátima Collétti

· Criação e Direção Musical – Paulo Herculano

· Criação Musical – Matias Capovilla

· Preparação e Arranjos Vocais – Tato Fischer

· Iluminação – Kiko Jaess

· Preparação Corporal e Coreografias – Augusto Pompeo

· Criação de cenário, figurinos e adereços – Luis Carlos Rossi

· Assistente de Figurinos - Natália Volpe

· Criação e edição de imagens - Zeca Rodrigues e Renata Borges

· Pesquisa de imagens – Décio Pinto, Zeca Rodrigues e Renata Borges

· Criação Gráfica – Edu Reyes

· Assessoria de Imprensa – Sonia Kessar

· Coordenação de Produção – Paulo Del Castro

· Gênero – Comédia musical

· Teatro João Caetano - Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino – SP – Fone (11) 5549-1744

· Estreia: 17 de setembro

· Temporada: até 1 de novembro de 2009

· Horários: quintas, 20h30; sextas e sábados, 21h; domingos, 20h

· Ingressos: 20,00 (inteira); 10,00 (meia-entrada);8,00, para quem estiver vestindo camiseta de qualquer time (a bilheteria abre duas horas antes de cada sessão e aceita só dinheiro).

· Duração: 120 minutos (dividida em dois atos)

· Classificação indicativa: livre

· Acesso e banheiro adaptado para pessoas com necessidades especiais.

· Estacionamento conveniado – 5,00 (Allpark - Hospital São Paulo - Rua Napoleão de Barros, 715)

· Toda quinta-feira, após a sessão, bate-papo com jornalistas, técnicos e jogadores convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário