quinta-feira, 27 de setembro de 2018

A BIBLIOTECA BÁSICA DE TEATRO




AS 30 PEÇAS MAIS IMPORTANTES NA HISTÓRIA DO TEATRO OCIDENTAL.





A Cantora Careca
Eugène Ionesco 

Peça em um só ato que fez de Ionesco um dos quatro nomes do antiteatro (com Adamov, Becket e Tardieu).Francês, de origem romena, Ionesco usa a linguagem coloquial, mas sem o significado habitual. Inaugurando o Teatro do Absurdo, La Cantatrice Chauve (de 1950), revolucionou a dramaturgia.Ex-revisor, as peças Rhinoceros (59) e Le Pieton de L’Air (63) trouxeram para ele a fama de ser um dos maiores teatrólogos do seu tempo. 


A Celestina
Lope de Vega (Lope Félix de Vega Carpio) 

La Celestina é, para os críticos, o texto mais maduro e profundo de Lope de Veja, uma das maiores comédias de todos os tempos. Ele foi, certamente, o autor de teatro que mais produziu: cerca de 1.800 peças, além de contos, e novelas e poemas.A história, originalmente, era uma novela curta, depois adaptada para o teatro por ele mesmo. Em espanhol, Celestina passou a ser sinônimo de destino, contra o qual não adianta lutar. 


A Moratória
Jorge de Andrade 

Ao ser lançada, em São Paulo, a peça não fez sucesso de público, mas foi muito bem recebida pela crítica, que comparou Jorge de Andrade a Tenessee Williams e a Arthur Miller.A ação é simultânea, em 1929 e 1933, exigindo dois planos no palco para contar a história de uma família paulista do meio rural, lutando para sobreviver à decadência do café e ao desespero. 


A Morte do Caixeiro Viajante
Arthur Miller 

A história de um homem frustrado mas ambicioso, que acaba por ter consciência do fracasso e tenta uma jogada final, em benefício da família.É o trabalho mais conhecido de Miller e o mais premiado (inclusive com o Prêmio Pulitzer de 1949).Mas muitos críticos preferem Depois da Queda. Ele começou a escrever para teatro aos 16 anos, no colégio e se dizia influenciado por Ibsen. 


A Ópera dos Três Vintens
Berthold Brecht 

Dreigroschenoperé inspirada em Beggars Opera, de John Gay. Escrita em 1928, também tem traços de Edward II, de Christopher Marlowe.Sempre insatisfeito, Brech rasgou o texto, esqueceu-o, voltou a escrevê-lo.É uma ópera popular sobre um bandido londrino, suas aventuras, sua condenação e o perdão que recebeu.Brech tem um humor muito pessoal, alemão, seco, e uma incrível percepção para pequenos detalhes da vida comum.Brecht fugiu do nazismo, viveu nos Estados Unidos, voltou para a Alemanha (Oriental) em 1947, onde produziu a melhor parte da sua obra, inclusive de teoria teatral.Em 1955 recebeu o Prêmio Stalin da Paz. 



A Profissão da Senhora Warren
Bernard Shaw (George Bernard Shaw) 

Uma das peças mais representadas e representativas do irlandês Shaw. Escrita em 1893, só foi encenada em 1902, por causa da censura britânica.É que a prostituição é apresentada sem a tradicional condenação moralista e sem sentimentalismo romântico.É uma comédia de costumes que diverte mas que toca no problema social e econômico da sobrevivência da mulher pobre e desamparada. 


A Tempestade
William Shakespeare 

The Tempest é a última tragédia escrita por Shakespeare e foi montada durante as festas de casamento da princesa Elizabeth (futura rainha da Boêmia). A história tem várias fontes e explora os depoimentos sobre o naufrágio do Sea Venture, que abalaram a Inglaterra do início do século XVII. O nome Caliban tem sido apontado como anagrama de canibal.As passagens mágicas e sobrenaturais são típicas do bardo.A peça é de 1609 mas foi encenada dois anos depois. 


As Cerejeiras
Anton Tchecov (Anton Pavlovich Tchecov) 

Último trabalho do autor para o teatro, é uma crônica de decadência e nostalgia, a história de uma família culta e aristocrática que perde tudo, inclusive uma cerejeira.Obra-prima de inteligência e humor foi encenada pelas primeira vez em 1904.Os críticos discutem até hoje, se Tchecov foi maior contista ou dramaturgo. Nélson Rodrigues dizia que o som do machado, abatendo a cerejeira na cena final, era a coisa mais dramática que ele havia visto em teatro. 


Casa de Bonecas
Ibsen (Henrik Johan Ibsen) 

Foi a peça que deu fama universal ao a Ibsen e criou o chamado ibsenismo. Ela é de 1879 e inaugura a fase social do autor.Casa de Bonecas passou anos em cena, em Londres e em Berlim. 


Don Juan
Tirso de Molina (frei Gabriel Téllez) 

A peça de maior sucesso e que deu fama ao dramaturgo espanhol. O Don Juan em El Burlador de Sevilla é uma mistura do personagem folclórico com as fantasias do Molina: o herói libertino é profundamente humano e bem humorado.Ele escreveu cerca de 80 peças mas foi sempre acusado de copiar outros autores e até de comprar trabalhos de anônimos.Comparado a Shakespeare, ele é mais ousado que Lope de Veja, embora menos engenhoso, mas certamente é o autor de alguns dos momentos mais brilhantes da dramaturgia mundial. 


Édipo Rei
Sófocles 

Encenada em 430 antes de Cristo, Oedipus Rex é a maior das sete tragédias que restaram da obra de Sófocles. È a história da cidade de Tebas, assolada por uma epidemia.O rei, Édipo, consulta um oráculo e ele diz que o castigo só será suspenso quando forem punidos os assassinos do rei Laio.Investigando, Édipo descobre que foi ele mesmo quem matou o pai e casou com a mãe, sendo o responsável pelo flagelo de Tebas. Sigmund Freud usa o personagem para nomear o complexo de Édipo. 


Entre Quatro Paredes 
Jean-Paul Sartre 

Huis Clos é uma peça em um ato.Os personagens, após a morte, descobrem que o inferno são os outros e que o sofrimento a eles reservado é a convivência. Anos depois, Sartre mudou de opinião. 


Hamlet
William Shakespeare 

A mais admirada das tragédias de Shakespeare e sobre a qual há maior número de ensaios.Hamlet é o príncipe herdeiro da Dinamarca. Ele quer vingar a morte do pai, cujo fantasma aparece a ele nas muralhas do castelo de Elsingor. Apaixonado e violento, Hamlet mata o pai de sua amada Ofélia. 


Lisístrata
Aristófanes 

Encenada em 411 antes de Cristo essa comédia mistura erotismo, humor e farsa: é a história da tomada da Acrópole e do tesouro de Atenas pelas mulheres. Instigada por Lisístrata, elas organizam uma greve de sexo até que os homens façam a paz. 



Longa Jornada Para Dentro da Noite
Eugene O’Neill (Eugene Gladstone O’Neill) 

A peça é autobiográfica, “drama de uma velha dor, escrito com lágrimas e sangue”, nas palavras do autor.É o sofrimento de uma família entre o amor e o ódio.Só foi encenada em 1941, depois da morte de O’Neill. Segundo sua mulher, ele escreveu sem sair do quarto e era possível ouvi-lo chorando enquanto escrevia. 


Maria Stuart
Friedrich van Schiller (Johan Christoph Friedrich van Schiller) 

Drama histórico, em cinco atos, sobre os dias que antecedem a execução da rainha da Escócia, por ordem de Elizabeth da Inglaterra. Goethe, ao contrário da crítica contemporânea, considerava essa peça uma das mais importantes do teatro e escreveu que ela era a prova de que a verdadeira liberdade nada tinha a ver com a mobilidade física. 


Medeia
Eurípides 

Quando Jasão abandona Medeia por uma princesa grega, ela resolve vingar-se: seu amor transforma-se em ódio mortal que sacrifica a princesa e os filhos de Jasão. Ele é impedido de beijar as crianças mortas e ainda ouve as pragas que Medéia lhe roga, prevendo para ele um destino miserável. Eurípides foi o mais trágico dos trágicos gregos. 


O Auto da Compadecida
Ariano Suassuna 

Um auto de fé, à maneira medieval, contada como um folhetim de cordel do Nordeste. Cristo é negro e, a pedido de sua mãe, a Compadecida, perdoa Chicó e sua espertezas para sobreviver. É um clássico e uma das peças mais encenadas no Brasil. 


O Avarento
Molière (Jean Baptiste Poquelin) 

O tema é o homem (Harpagon) desumanizado e doente pela ambição do dinheiro. Uma comédia, embora Goethe dissesse que era uma tragédia.L’Avare é de 1668 e é uma das peças mais encenadas em todos os tempos. 


O Inspetor Geral
Nikolai Gogol (Nikolai Vasilievich Gogol) 

A corrupção e a desonestidade na administração pública da Rússia czarista, denunciadas numa peça que é um libelo contra a burocracia e o formalismo dos administradores. Gogol era funcionário público. Para os contemporâneos Gogol era o maior humorista russo. 


O Juiz de Paz na Roça
Martins Pena (Luís Carlos Martins Pena) 

Fundador do teatro brasileiro, Martins Pena escrevia sobre os costumes da época no Rio de Janeiro. O Juiz de Paz era uma autoridade da província, que explorava a ingenuidade das partes misturando ignorância e esperteza. A comédia, em um ato, foi encenada pela primeira vez em outubro de 1838, no Teatro São Pedro (que não existe mais). 


O Misantropo
Molière (Jean Baptiste Poquelin) 

Le Misasnthrope não cuida da misantropia e sim da cegueira geral em que cada homem está envolvido (como diz Celimene). Alceste é um censor feroz de todos à sua volta e invoca as mais altas razões para justificar suas decisões mais mesquinhas.É uma comédia psicologicamente profunda e fascinante. 


Orestíada
Ésquilo 

Essa trilogia (compreendendo Agamemnon, Eumenides e Choephori) é a origem da tragédia. Ésquilo é o mais antigo e um dos maiores trágicos gregos e seus temas são a tirania, o ódio, a opressão, sempre observados do ponto de vista político e psicológico. A trilogia é a história criminosa da casa de Atreus: Agamemnon é morto pela mulher, Orestes é perseguido pela mãe, Citemnestra vinga seu pai matando a própria mãe. 


Peer Gynt
Ibsen (Henrik Johan Ibsen) 

As peripécias de um herói lendário do folclore norueguês que não conhece valores absolutos.Ibsen foi o criador do moderno teatro realista.Sua penetrante psicologia e a poesia constante mas discreta, valeram a ele um lugar de destaque entre os maiores nomes do teatro em todos os tempos. E o termo ibsenismo, criado por Bernard Shaw. 


Romeu e Julieta
William Shakespeare 

A tragédia dos dois jovens (Julieta tinha apenas 13 anos) já era conhecida em um poema de Arthur Brooke, datado de 1562.Nele é que Shakespeare inspirou-se para escrever a sua tragédia e a mais popular das suas obras. Os críticos não são particularmente atraídos pela peça que, no entanto, foi escolhida em votação popular como a mais conhecida em todo o mundo. 


Seis Personagens à Procura de um Autor
Luigi Pirandelo 

A mais famosa peça do escritor italiano (Prêmio Nobel de Literatura em 1934) foi recebida pelo público romano com vaias e protestos em 1921. Ela procura revelar o mecanismo da criação literária, mostrando a dificuldade de fazer coincidirem a realidade e as necessidades da criação artística. 


Senhorita Júlia
Strindberg (Johan August Strindberg) 

A luta dos sexos somada à luta de classes: uma drama violento, frenético como os anos da revolução industrial que parecia querer devorar o homem.Uma peça naturalista (embora ele fosse romântico, melancólico, solitário e instável). 


Vestido de Noiva
Nelson Rodrigues (Nelson Falcão Rodrigues) 

Sua melhor peça, incorporando à dramaturgia a linguagem coloquial e técnicas de corte inéditas. O palco tem três planos: a realidade, a alucinação e a memória. Encenada na década de 40, depois de enormes dificuldades para vencer a censura, é tida como a maior peça do teatro brasileiro.Sua encenação deu início ao moderno teatro do Brasil. 


Vida e Morte Severina
João Cabral de Melo Neto 

Um longo poema transformado em teatro para contar o drama dos retirantes nordestinos com a seca no semi-árido brasileiro. Musicado por Chico Buarque, tornou-se uma ópera popular. É outra das peças mais encenadas do teatro brasileiro. 


Volpone
Ben Johnson 

A melhor comédia do autor e uma das mais amargas da dramaturgia. É a história dos herdeiros que, para conseguirem a herança de um velho agonizante, perdem o próprio dinheiro, a honra, e são enganados por ele. A peça é de 1606. Aos 45 Bem Jonhson já havia escrito todas as suas peças. Ganhou uma pensão do governo, parou de escrever e ainda viveu vinte anos.



Pesquisa e texto de Luiz Lobo






Nenhum comentário:

Postar um comentário